Nutrição de Plantas

Resumo

O Molibdênio é necessário para a síntese e ativação (funcionamento) da redutase do nitrato, uma enzima que reduz o nitrato na planta. É também exigido para a fixação simbiótica do N pelas bactérias fixadoras que vivem nos nódulos das raízes das leguminosas. Os sintomas de deficiência de Molibdênio consistem geralmente no amarelecimento das folhas e diminuição no crescimento. No caso das leguminosas, a falta de Mo provoca sintomas de deficiência de N pois diminui a fixação de N de que tais plantas necessitam para viver.

Molibdênio

Ocorre como sulfeto ou na forma de óxidos. A maior parte do Molibdênio presente no solo está em formas oclusas, no interior de minerais primários e secundários. O intemperismo desses minerais libera íons molibdato, cuja solubilidade aumenta em condições alcalinas, contrariamente ao que se observa com os outros micronutrientes metálicos (Cu, Fe, Mn e Zn).

O Molibdênio tem um papel significativo para a fixação do Nitrogênio pelas bactérias, no caso das leguminosas e também atua na metabolização do Nitrogênio nas plantas.

 

Funções do Molibdênio

Fixação simbiótica de Nitrogênio.

ESTRUTURAL

CONSTITUINTE OU ATIVADOR DE ENZIMAS

PROCESSOS

  Constituinte   - Redução do Nitrato
- Fixação de Nitrogênio
Redutase de Nitrato
Ver ferro
Nitrogenase
Ver ferro

 

Molibdênio nas Plantas

O Molibdênio é necessário para a síntese e ativação (funcionamento) da redutase do nitrato, uma enzima que reduz o nitrato na planta. É também exigido para a fixação simbiótica do Nitrogênio pelas bactérias que vivem nos nódulos das raízes das leguminosas.

Os sintomas de deficiência de Molibdênio consistem geralmente no amarelecimento das folhas mais velhas, diminuição no crescimento e possíveis necroses marginais. No caso das leguminosas, a falta de Molibdênio provoca sintomas de deficiência de Nitrogênio, pois diminui a fixação do mesmo e consequentemente a planta fica sem um nutriente essencial para sua sobrevivência.

 

Molibdênio no Solo

Ao contrário dos outros micronutrientes, a disponibilidade de Molibdênio no solo aumenta nos pHs mais altos. Os solos arenosos são mais aptos a apresentar deficiências de Molibdênio que os solos de textura mais fina. Adubações pesadas com Fósforo (P) aumentam a absorção de Molibdênio do solo pelas plantas, enquanto a adubação com Enxofre (S) reduz a absorção de Molibdênio e pode induzir a sua deficiência.

 

Fontes de Molibdênio

FONTE

Mo %

Molibdato de Sódio 39
Molibdato de Amônio 54
Trióxido de Molibdênio ou Óxido de Molibdênio 66

Produtos Relacionados