Nutrição de Plantas

Resumo

O Boro participa do metabolismo dos carboidratos das plantas, transporta açúcares através de membranas, atua na formação da parede celular, divisão celular e movimento da seiva.

Boro

Este micronutriente está presente em diversos minerais, na forma de boratos ou borossilicatos, há maior concentração de Boro em granitos do que em basaltos. A forma iônica absorvida pelas plantas é H3BO3.

 

Funções do Boro

  • Germinação do grão de pólen e crescimento do tubo polínico;
  • Maior pegamento da florada;
  • Aumento da granação;
  • Menor esterilidade masculina e chocamento dos grãos;
  • Colabora com o Cálcio na formação adequada da parede celular.
ESTRUTURAL CONSTITUINTE OU ATIVADOR DE ENZIMAS PROCESSOS
Complexos cis com difenóis, carboidratos e açúcares-P ATPases de membranas celulares (?)
ATP=ADP + P Sintetase de glicânico
UDPG + R = UDP+ R -G
 
- Absorção iônica
- Transporte de carboidratos
- Síntese de lignina celulose
- Síntese de ácidos nucléicos e proteínas

 

Boro nas Plantas

Nas plantas o Boro é responsável por desenvolver raízes, metabolizar carboidratos, transportar açúcares, fazer a síntese de ácidos nucléicos (DNA e RNA), de fito hormônios, formar paredes celulares e divisão celular.

 

Boro no Solo

A disponibilidade do Boro é adequada entre pH 6 e 7, diminuindo em valores abaixo ou acima dessa faixa, tal como acontece com os elementos Nitrogênio e Enxofre. Grande parte do Boro total do solo está presa a matéria orgânica, sendo liberada após mineralização, para solução do solo, e a partir daí uma parte pode novamente ser absorvida pelas raízes das plantas, outra perdida por lixiviação.

 

Fontes de Boro

O Boro é encontrado nas rochas sedimentares marinhas e perto de vulcões. É muito utilizado pelos trabalhadores de vidros e de cerâmica, detergentes, extintores de incêndio, ligas metálicas.
A água é uma fonte de Boro, dependendo da sua origem. As maiores fontes, além da água, são as frutas, legumes, castanhas de plantas dicotiledôneas e, em menor quantidade, grão e cereais (plantas monocotiledôneas). Outras fontes de Boro como o Bórax, o Solubor e o Ácido Bórico são fertilizantes solúveis em água, enquanto a Colemanita é medianamente solúvel e a Ulexita é insolúvel em água. A solubilidade em água é um fator determinante da eficiência agronômica no curto prazo, para aplicação localizada no sulco e produtos na forma granulada.

FONTE

B %

Octaborato de Disódico Tetrahidratado 21
Pentaborato de Sódio Decahidratado 18
Ácido Bórico 17,5
Bórax 10,5
Bórax Pentahidratado 13
Colemanita 8
Ulexita 10
Ulexita Calcinada 15,5
Hidroboracita 7

Produtos Relacionados