Nutrição de Plantas

Resumo

O Manganês faz parte de diversos minerais ligado principalmente ao oxigênio e silício.A disponibilidade do nutriente pode ser bastante variável,o que implica em eficiência ou toxicidade às plantas,dependendo da solubilidade dos compostos de Manganês presentes no solo

Manganês

Os óxidos e sulfetos de Manganês são as formas mais comuns nos solos. A forma iônica absorvida pelas plantas é Mn2+. Atua na síntese da clorofila, e  participa do metabolismo energético.

A deficiência leva a diminuição da fotossíntese e da produtividade, o que acarreta no aparecendo de manchas cloróticas entre as nervuras das folhas superiores. A clorose fica generalizada quando a deficiência é acentuada.

Funçoes do Manganês 

Aumenta a resistência a algumas doenças (mal-do-pé no trigo, por exemplo). Função similar a do Magnésio, participa na fotossíntese e síntese de clorofila.

ESTRUTURAL

CONSTITUINTE OU ATIVADOR DE ENZIMAS

PROCESSOS

  Sintetase de glutatione
Ver potássio

 

- Absorção iônica
- Fotossíntese
- Controle hormonal
- Síntese de proteínas
- Resistência a doenças

 

Ativação da metionina
Metionina + ATP = S-adenosil metionina + P
ATPases
ATP + H2O = ADP + P
Quinase pirúvica
Ver magnésio
Desidrogenase isocítrica
Ver magnésio
Descarboxilase pirúvica
Ver magnésio
Pirofosforilase
UDPG + PP = UTP + glicose-1-P
Sintetase de glutamilo
Ver magnésio
Transferase de glutamilo
Ver magnésio
Enzima málica
Piruvato + CO2 + NADPH+ = malato + NADP+
Oxidase de ácido indolil acético
AIA + O2 = indolaldeído metilenoindol

 

Manganês nas Plantas

O Manganês funciona principalmente como parte dos sistemas enzimáticos da planta. Tem vários processos importantes como a fotossíntese e a conversão do N-nitrato em forma que a planta usa para fazer aminoácidos e proteínas.

A síntese de clorofila - o pigmento verde típico das plantas superiores - depende do Manganês. Por causa desta função, os sintomas de deficiência de Manganês geralmente envolvem amarelecimento da folha ou clorose.

 

Manganês no Solo

O Manganês faz parte da lista dos micronutrientes (ao lado do B, Cl, Co, Cu, Fe, Mo, Ni, Se e Si), ou seja, dos elementos exigidos em pequenas proporções. Este fato, porém, não está relacionado à sua abundância relativa nos solos ou a sua importância como nutriente da planta. Quantidades relativamente grandes de Manganês podem ocorrer nos solos, mas somente uma pequena fração normalmente está disponível a qualquer hora.

 

Fontes de Manganês

FONTE

Mn %

Sulfato Manganoso 26-28
Óxido Manganoso 1-68
Carbonato Manganoso 31
Cloreto Manganoso 17
Óxido Manganoso 63

 

Produtos Relacionados