Nutrição de Plantas

Resumo

O Cobalto é absorvido como Co²+, sendo transportado na corrente transpiratória, o que causa sua acumulação nas margens e pontas das folhas. Quando absorvido por via foliar é praticamente imóvel, embora, como acontece com o Cobre, Ferro, Manganês e Zinco, tende a formar quelados.

A maior proporção se encontra nas raízes, vindo depois as folhas. Os caules são menos ricos. O teor na matéria orgânica está normalmente entre 0,02 e 0,5 mg/kg.

Cobalto

Algumas espécies acumulam Cobalto, sem manifestação de toxidez, até atingir teores centenas de vezes maiores. Tais plantas podem servir como indicadores da presença de minerais ricos no elemento. Um excesso de Cobalto no meio diminui a absorção do Ferro e do Manganês particularmente, motivo pelo qual os sintomas da toxidez lembram os de falta desses elementos: folhas cloróticas, depois entram em secamento e necrose. As leguminosas carentes mostram sintomas que lembram os de falta de Nitrogênio.

É essencial para a fixação do N2 por bactérias de vida livre, algas azuis e verdes e pelos sistemas simbióticos. Na fixação por Rhizobium, o Cobalto faz parte da constituição da vitamina B12 (cobamida).

 

Funçoes do Cobalto

Fixação de Nitrogênio; maior crescimento das raízes.

 

ESTRUTURAL

CONSTITUINTE OU ATIVADOR DE ENZIMAS

PROCESSOS

Vitamina B12 e derivados Isomerase de metil malonil-CoA
COOH
I
CH3CH = HOOC-(CH2)2-CO-SCoA
I
CO-SCoA
- Fixação biológica de Nitrogênio
- Regulação hormonal (abscisão e senescência)
Mutase de glutamate
COOH COOH
I I
CH-NH2 = CH-NH2
I I
(CH2)2 CH-CH3
I I
COOH COOH
Desidratase de glycerol
Glycerol + gliceraldeído + H2O
Desidratase de diol
diol + aldeído + H2O
Desaminase de etanolamina
etanolamina = acetaldeído + NH3

Mutase de β- lisina
NH2-CH2-(CH2)3-CHNH2-COOH =
CH3-CH(NH2)-(CH2)2-CHNH2-COOH

 

Cobalto nas Plantas

A má formação floral é caracterizada pela deformação das panículas, supressão da dominância apical, encurtamento dos eixos primários e secundários e preponderância de flores grandes e estaminadas. O tratamento aumentou o tamanho e o peso dos frutos e a produção. Nas panículas deformadas ocorrem substâncias semelhantes às malforminas que estimulariam a produção de etileno.

Os íons Co²+ impedem a oxidação do ácido Aminoclopropano Carboxílico e Etileno. É interessante que os sulfatos de Cádmio e de Níquel têm efeito semelhante, embora menos acentuado. O Cobalto em concentrações muito baixas aumenta a duração das rosas cortadas, também, ao que parece por reduzir a formação do etileno que acelera a senescência como “pescoço torto”.

 

Cobalto no Solo

O pH do solo tem uma forte influencia sobre a disponibilidade de Cobalto para as plantas, sendo mais disponível a pHs mais baixos. A presença de matéria orgânica facilita o acúmulo de Cobalto nos solos, mas pode limitar sua absorção pelas plantas, devido a formação de compostos orgânicos bastante estáveis no solo.

Adicionalmente, altos teores de Manganês podem resultar em absorção limitada de Cobalto pelas plantas, devido a adsorção do Cobalto da solução do solo ao Dióxido de Manganês.

 

Fontes do Cobalto

 

FONTE

Co %

Cloreto de Cobalto 34
Óxido de cobalto 75
Nitrato de cobalto 17
Fosfato de cobalto 41
Sulfato de cobalto 18
Carbonato de cobalto 42

Produtos Relacionados