Nutrição de Plantas

Resumo

O Magnésio na agricultura é um  importante macronutriente secundário e está disponível na forma de  Mg++ adsorvido aos colóides do solo. Pela troca de cátions, o íon  Mg++ passa para a solução do solo. Sua absorção pode ser reduzida por outros cátions, como o K+, NH4+, Ca++, Mn++, e o H+ (pH baixo).

É um constituinte da molécula de clorofila, necessário a várias reações enzimáticas. Por ser constituinte da clorofila a sua deficiência aparece com um amarelecimento entre as nervuras das folhas mais velhas.

Magnésio

O Magnésio é um elemento químico de símbolo Mg, de número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons), com massa atómica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo (ou família) 2. Os compostos de Magnésio, principalmente seu óxido, são usados como material refratário em fornos para a produção de ferro e aço também na agricultura, indústrias químicas e de construção.

O Magnésio é o sexto elemento mais abundante na crosta terrestre. Não é encontrado livre na natureza, porém entra na composição de mais de 60 minerais, sendo os mais importantes, Dolomita, Calcita, Apatita e Biotita.

 

Funções do Magnésio

Colabora com o fósforo, é essencial para a fotossíntese e para o balanço de cátions na planta.

ESTRUTURAL

CONSTITUINTE OU ATIVADOR DE ENZIMAS

PROCESSOS

  Hexoquinase
Glicose+ ATP = glicose -6- + ADP
- Sínteses orgânicas
- Balanço eletrolítico
- Estabilidade dos ribossomos
Enolase
2-P glicerato = P enolpiruvato + P
Desidrogenase isocítrica
Isocitrato + NAD(P) = oxalosuccinato + NAD(P)H
Descarboxilase de piruvato
Piruvato à acetaldeído + CO2
Carboxilase de ribulose 1,5-2P
Ribulose-1,5-2P + CO2 = 2,3-P glicerato
Sintetase de fosfopiruvato
Piruvato + ATP + P = fosfoenolpiruvato + AMP + PP
Sintetase de glutamilo
Glutamato + NH? = Glutamina
Transferase de glutamilo
Glutamina + NH2OH (NH?) = glutamato hidroxamato
(+ NH?)

 

Magnésio nas Plantas

Algumas espécies de plantas são mais exigentes em Magnésio que outras. Leguminosas forrageiras e gramíneas, algodão, dendê, milho, batata, citros, cana-de-açúcar e tabaco precisam de grande quantidade de Magnésio.

Algumas variedades e híbridos de culturas tais como milho, soja, lespedeza, algodão e aipo podem requerer mais Magnésio que outras.

Regra geral: em muitas culturas o teor crítico de Magnésio, isto é, o nível abaixo do qual a produção cai, na matéria seca é da ordem de 0,2-0,3%.

 

Magnésio no Solo

Na crosta terrestre existe cerca de 1,9% de Magnésio, grande parte na forma de minerais. Parte do Magnésio se torna disponível à medida que os minerais são intemperizados, um processo lento.

O Magnésio pode ser adicionado aos solos deficientes pela aplicação de fertilizantes que contém o elemento ou através do calcário dolomítico. A disponibilidade de Magnésio frequentemente é relacionada ao pH: pesquisas tem mostrado que a disponibilidade de Magnésio nas plantas diminui a baixos pHs e a altos pHs. Em solos ácidos, com baixo pH (pH abaixo de 5,8), o excesso de Hidrogênio e o Alumínio influenciam a disponibilidade de Magnésio e sua absorção pelas plantas. A altos pHs (acima de 7,4), o excesso de Cálcio impede a absorção de Magnésio pelas plantas.

 

Fontes de Magnésio

FONTE

Mg %

Corretivos  
Calcário calcítico 2
Calcário magnesiano 3 - 7
Calcário dolomítico > 7
Fertilizantes Fosfatados  
Multifosfafo magnesiano 3,5
Outras  
Óxido de magnésio 50
Sulfato Duplo de Potássio e Magnésio 11
Sulfato de Magnésio 9
Nitrato de Magnésio 9,3

 

Produtos Relacionados