Nutrição de Plantas

Resumo

Essencial ao metabolismo energético atua na fixação do Nitrogênio e desenvolvimento do tronco e raízes. O Ferro age como catalisador na formação da clorofila e como carregador de oxigênio

Ferro

O Ferro ocorre nos solos na forma de óxidos primários como a hematita e magnetita. Com o intemperismo, os óxidos e hidróxidos de Ferro aumentam nos solos.

A deficiência pode ocorrer mesmo em solos com elevados conteúdos de Ferro, pois pequena proporção permanece solúvel. A forma iônica absorvida pelas plantas é Fe 2+.

Os sintomas de deficiência são evidenciados pela presença do verde muito claro nas folhas, com estreita faixa verde ao redor das nervuras, inicialmente nas folhas mais novas. Folhas com aparência de vidro, transparentes e retorcidas (vitrificação). 

Funções do Ferro

Fixação de Nitrogênio 

ESTRUTURAL

CONSTITUINTE OU ATIVADOR DE ENZIMAS

PROCESSOS

Quelados (com ácidos di e tricarboxílicos) Fitoferritina (com P)

Constituinte - Heme Peroxidase

AH2 + H2O2 = A + 2H2O

 

 

Ferro nas plantas

Ele é essencial para síntese de proteínas e ajuda a formar alguns sistemas respiratórios enzimáticos, tem funções na respiração da planta, na fotossíntese e na transferência de energia.

Sintomas de deficiência de Ferro aparecem primeiro nas folhas mais novas, na parte superior da planta, na ponta dos ramos (cacau, café, citros) ou na sua base (coco, dendê) porque ele não se transloca, isto é, permanece quase todo no órgão em que primeiro se acumulou. A deficiência severa pode tornar a planta inteira amarelo-esbranquiçado. Às vezes, a deficiência de Fe é difícil de ser identificada porque os efeitos podem ser mascarados pela deficiência de outro nutriente ou pelo desequilíbrio nutricional. Doenças, infestações de insetos ou dano por herbicidas podem ser diagnosticados incorretamente como deficiência de Fe (ou outro nutriente). Análises de solo, de planta, o passado histórico e outras informações de cultivo podem ajudar na separação das deficiências verdadeiras das de outras doenças. 

Ferro no Solo

A maior parte dos solos contém milhares de quilos de Ferro, 200.000 Kg por hectare ou mais. Mesmo com todo esse ferro, normalmente muito pouco está disponível para o desenvolvimento da cultura; assim, as deficiências não são raras em muitas regiões. Existem vários fatores do solo que influenciam a disponibilidade de Ferro: 

• Ph do solo

Mais disponível quando o pH é maior que 6,0;

Diminuição rápida à medida que o pH atinge 7,0 ou mais. A calagem de solos ácidos é necessária para a ótima produção da cultura, mas em excesso pode induzir à deficiência de Fe.

• Matéria orgânica

Solos ricos em matéria orgânica são aqueles mais provavelmente pobres em Ferro e onde as deficiências são bastante comuns, particularmente quando encharcados.

• Equilíbrio Nutricional

O equilíbrio nutricional é um fator importante na determinação da disponibilidade de Ferro. O equilíbrio entre Ferro, Cobre (Cu), Manganês (Mn) e Molibdênio (Mo) é particularmente importante. Níveis excessivos de P no solo podem induzir a uma de deficiência de Ferro. Deve-se dar especial atenção ao Ferro em solos com pH alto e que também têm alto teor de P.

• Outros fatores do solo

A combinação de fatores de solo, incluindo calagem elevada, frio, condições de umidade e níveis altos de bicarbonato, pode levar à deficiência de Ferro. Isto é especialmente crítico em culturas sensíveis ao Ferro, tais como: sorgo (grãos) e árvores frutíferas. A deficiência também é comum nos viveiros de cacau e café em que os saquinhos contêm substrato rico em matéria orgânica, são feitas muitas regas e entra pouco sol.   

Fontes de Ferro

O ferro pode existir na água da torneira no estado iónico correcto (Fe ++) mas oxida-se rapidamente numa forma não utilizável pelas plantas. Para evitar esse fenômeno, podem usar-se misturas de compostos com Ferro. Essas misturas evitam que o ferro se oxide, facilitando a sua assimilação pelas plantas. A concentração de ferro deve ser inferior a 0,2 ppm.

FONTE

Fe %

Sulfato Ferroso 19
Sulfato Férrico 23
Sulfato Férrico 19
Óxido Ferroso 77
Óxido Férrico 69
Fosfato Ferroso Amoniacal 29
Sulfato Ferroso Amoniacal 14
Polifosfato de Ferro e Amônio 22

 

Produtos Relacionados