Nutrição de Plantas

Nesta seção apresentamos a principal matéria- prima de nosso trabalho, os nutrientes vegetais.

Os textos apresentados são resultado da compilação de diferentes obras sobre o tema e são trazidos de forma organizada e sistematizada, conforme o nutriente em questão.

O objetivo desse material não é esgotar o assunto da nutrição vegetal, mas sim trazer as informações básicas sobre o tema, para que possamos melhorar o uso dos fertilizantes e consequentemente o equilíbrio nutricional das culturas.

A consulta das obras originais, aqui citadas, é recomendada pela Microquímica, de modo a se aprofundar no tema e completar as informações aqui apresentadas.

Boa leitura!

 

Introdução

As plantas são autotróficas, necessitam de elementos considerados essenciais, para completarem seu ciclo. À medida que crescem, as plantas aumentam em biomassa e energia. O carbono e a energia são obtidos a partir da fotossíntese, enquanto que os nutrientes minerais são absorvidos a partir da solução do solo.

Os nutrientes minerais acumulam-se nos diferentes compartimentos celulares podendo atuar como reguladores do metabolismo. Podem ainda ser armazenados até o momento de serem incorporados ao metabolismo celular, quando potencialmente podem vir a integrar cerca de 105 tipos de moléculas orgânicas.

Um elemento para ser considerado essencial deve satisfazer três critérios propostos por Arnon e Stout (1939):

- Na ausência do elemento a planta não completa o seu ciclo de vida.

- O elemento não pode ser substituído por nenhum outro.

- O elemento deve estar diretamente envolvido no metabolismo da planta como constituinte de um composto essencial, ou ser necessário para a ação de um sistema enzimático.

- Baseado nesses critérios, os seguintes elementos químicos são considerados essenciais para as plantas e, portanto nutrientes.

- A separação entre macro e micronutrientes baseia-se apenas na concentração em que o elemento encontra-se na matéria seca das plantas.

Macronutrientes primários: N, P, K
Macronutrientes secundários: Ca, Mg, S
Micronutrientes: B, Co (leguminosas), Cu, Cl, Fe, Ni, Mn, Mo, Se e Zn

 

Clique nos nutrientes para
acessar mais informações

Fontes utilizadas como base para o material

  • Malavolta, Eurípedes, 1981 – Manual de química agrícola: adubos e adubação, 3ª edição, São Paulo/SP, Editora Agronômica Ceres
  • Malavolta, Eurípedes, 1980 – Elementos de Nutrição Mineral de Planta, Editora Agronômica Ceres
  • Malavolta, Vitti, Oliveira – Avaliação do Estado Nutricional das Plantas, princípios e aplicações, 2 edição, 1989, Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato – Piracicaba - SP
  • Raij, Fertilidade do Solo e Adubação, 1991, Editora Agronômica Ceres, S. Paulo e Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato – Piracicaba – SP
  • Nutri-Fatos – Arquivo do Agrônomo nº 10, 1996 – Potafós
  • www.nutricaodeplantas.agr.br
  • www.enxofre.com
  • www.eplantscience.com