Novidades


22/10/2018
O que é Azospirillum brasilense e quais suas aplicações?
       
 O Azzofix® é um inoculante que contém uma alta concentração da bactéria Azospirillum brasilense, promotora do crescimento vegetal e fixadora biológica de Nitrogênio.

        São “bactérias do bem” que produzem fito hormônios e fixam o nitrogênio, disponibilizando estas substâncias para planta, que aumenta seu desenvolvimento radicular e promove uma melhor nutrição.

      - Quais são os resultados do uso do AzzoFix®
  Na soja, as pesquisas apresentaram um incremento médio de 15% na produtividade, em co-incolação com Bradhrizobium, via tratamento de semente ou no sulco de plantio.
No milho os incrementos são de até 11% quando se utiliza a dose normal de adubação nitrogenada, mais a inoculação via tratamento de sementes.

 
 
       - Como ele foi desenvolvido? 
     O produto foi desenvolvido pela nossa equipe de desenvolvimento e submetido a testes de eficiência agronômica na UEPG, UEM e no IF Goiano para o registro nas culturas do Milho e co-inoculação na Soja. 
 
        - Como é produzido e quais os controles? 
O AzzoFix® é produzido na moderna fábrica de inoculantes da Microquimica em Monte Mor/SP, em fermentadores automatizados, com rigoroso controle de qualidade.
Os controles são realizados em todas as etapas, desde a chegada da matéria-prima, até a quarentena final do produto antes do envio ao mercado. Todos os lotes são constantemente analisados até a data de validade final do produto.
 
 
       
       - Quais são os diferenciais produtivos do AzzoFix®
         Ele é produzido de forma pela fermentação em separado de cada cepa de Azospirillum, a Ab-V5 e a Ab-V6, que garante o efeito benéfico nas mais diferentes situações de cultivo encontradas a campo. 
       Também realizamos a indução das bactérias à formação de estruturas de resistência. Isso promove maior estabilidade do produto formulado e sobrevivência no tratamento de sementes.
        Ao final temos um produto de coloração rósea, claro e homogêneo, sem grumos ou filmes. Embalado em bolsas com várias camadas de proteção e caixas de alto padrão, garantindo a qualidade até o momento do uso.
         - Quais os cuidados que o produtor tem que ter na utilização? 
     O AzzoFix® é composto por bactérias vivas e devem ser tomados os cuidados para não causar a mortalidade antes e durante a utilização, como expor o produto à temperaturas extremas ou direto ao sol.
     O tratamento de sementes com o inoculante deve ser realizado após o tratamento com os demais produtos, como fungicidas/inseticidas e micronutrientes. O plantio deve ocorrer em até 24 horas.
 
         - Como o produtor pode avaliar a ação do AzzoFix® a campo?     
         Na soja é possível o maior desenvolvimento radicular, por volta dos 20 dias após o plantio, quando também já é verificar a grande quantidade de nódulos. Também é esperada uma coloração verde mais escura nas folhas, com a melhor nutrição de N, além do aumento na produção de grãos.
 
 
 
        - Onde encontrar mais informações sobre o mesmo? 
        Consulte os técnicos e agrônomos de campo da Microquimica em todo o Brasil, também acesse o site do produto, microquimica.com/azzofix e conheça mais sobre nosso protetor biológico. Assista também o vídeo abaixo onde o especialista esclarece todas as dúvidas sobre o produto:

 

 

Microquimica - Juntos Produzimos Mais 



Você já conhece o SynFlex®?


 SynFlex® é um protetor biológico para inoculantes, que oferece proteção física e osmótica para as bactérias. 

SynFlex® proporciona proteção para as bactérias contra os fatores nocivos presentes no tratamento de sementes e aplicação no sulco, proporcionando um recobrimento efetivo das sementes pelo inoculante e uma melhor eficiência no processo de fixação biológica de nitrogênio, com incremento da nutrição nitrogenada e aumento de produtividade dos cultivos indicados. A eficácia de SynFlex® na melhoria da fixação biológica de nitrogênio pôde ser comprovada pela maior nodulação e consequente níveis do N Total nas plantas e grãos de soja.
 
Além disso, SynFlex® é autorizado pelo Ministério da Agricultura (MAPA) para uso em tratamento antecipado com inoculantes, proporcionando maior flexibilidade na operação de semeadura. Trabalhos realizados pelo IFGoiano comprovaram que o produto foi eficiente na proteção das células, resultando em maior recuperação, após 2 hs do tratamento de sementes e que, em conjunto com inoculantes líquidos e turfosos, permite o tratamento antecipado em 10 e 30 dias, respectivamente.
 
Para conhecer mais sobre o Synflex® acesse:

Você já conhece o Atmo® Líquido?


 Atmo® é um inoculante líquido, indicado para inoculação de sementes de soja com bactérias fixadoras de Nitrogênio atmosférico (Bradyrhizobium japonicum).

Atmo® fornece bactérias que promovem a fixação biológica de Nitrogênio atmosférico e melhora a disponibilidade de Nitrogênio em cultivos posteriores, reduzindo a aplicação de fertilizantes nitrogenados, assim como o impacto ao meio ambiente. Formulação com alta concentração de bactérias, com polímeros especiais que promovem a sobrevivência das mesmas, podendo ser usado em conjunto também em sulco de plantio e em soja de 1º ano de cultivo.
 
Durante o desenvolvimento do produto, foram feitos rigorosos processos de qualidade e o resultado foi o desenvolvimento de uma embalagem segura e prática para o produtor. Além da facilidade de manipulação e abertura. O conjunto acompanha dosadores graduados, que garantem precisão de dosagem nas unidades de tratamento de sementes e nas propriedades rurais.    
                                                                                 
Para conhecer mais sobre o Atmo®
 

Veja mais fotos: