Novidades


11/10/2018
Saiba tudo sobre o protetor biológico SynFlex®
 
O SynFlex® é um protetor biológico para inoculantes que garante maior sobrevivência das bactérias e com isso um maior tempo entre o tratamento das sementes e o plantio.

- Qual a vantagem de utilizar um protetor biológico de inoculantes?
Pesquisas mostram que mais de 90% das bactérias dos inoculantes líquidos morrem nas duas primeiras horas após a inoculação, devido à exposição ao ambiente e ao ressecamento. Os protetores biológicos aumentam a resistência das bactérias, garantindo uma maior sobrevivência das mesmas nas sementes tratadas.

 

 

- O que é o SynFlex® e quais são os resultados do produto? 
O SynFlex® foi avaliado durante as duas safras pelo o IF Goiano, os resultados mostraram que o tratamento de inoculação com o produto, no momento do plantio, proporcionou produtividade média de 4.242kg/ha, sendo estatisticamente superior aos tratamentos testemunha e inoculação padrão, com acréscimo de 32 e 15%, respectivamente. O tratamento de inoculação com SynFlex®, 10 dias antes do plantio, possibilitou produtividade média de 3.731kg/ha, sendo estatisticamente superior ao tratamento testemunha e igual à inoculação padrão.


 
- Como ele foi desenvolvido? 
O SynFlex® foi desenvolvido pela equipe técnica da Microquimica, submetido a testes de eficiência agronômica, definidos pelo Ministério da Agricultura, e realizados pelo Instituto Federal Goiano para a cultura da soja.
 
- Quais são seus os diferenciais? 
É um protetor que pode ser utilizado em todos os tipos de aplicação de inoculantes líquidos, no tratamento de sementes, via sulco ou pulverização. Pode ser utilizados com inoculantes turfosos, possibilitando a dispersão da turfa e a aplicação em equipamentos de tratamento para fluidos. 
 O produto possibilita o tratamento antecipado em 10 dias para inoculantes líquidos e 30 dias com inoculantes turfosos. obtendo assim um inoculante longa vida.
O SynFlex® pode ser utilizados com o inoculante AzzoFix® para coinoculação em soja junto com o inoculante Atmo®
Com validade de dois anos, pode ser utilizado na safra seguinte, mantendo as suas características e garantias.


- Quais os principais cuidados que o produtor tem que ter na utilização? 
Os principais cuidados na utilização são relacionados à pré-mistura entre o protetor biológico e os inoculantes antes da aplicação em tanque ou tratamento das sementes. Este procedimento é fundamental para o correto funcionamento e atuação do protetor biológico. Após o tratamento, é preciso realizar o plantio dentro do tempo recomendado e armazenar as sementes tratadas em local fresco, arejado e protegido da radiação solar. 
Ler e seguir as instruções de utilização do produto sempre são fundamentais.

- É possível utilizar o SynFlex® com quais inoculantes? 
O SynFlex® já possui resultados comprovados com os inoculantes para soja Atmo liquido e Atmo turfoso, além do uso com nosso inoculante a base de Azospirillum, o AzzoFix®.
- Como o produtor pode avaliar a eficiência do SynFlex® a campo? 
A avaliação da nodulação e desenvolvimento radicular são as melhores formas de se avaliar o efeito do SynFlex®, além da produtividade.
A eficiência do inoculante e protetores devem ser avaliados no inicio do ciclo de cultivo, 15 a 20 dias após o plantio, o produtor deve retirar as plantas com cuidado para não romper as raízes e verificar a presença e o número de nódulos na raiz principal e secundária da planta.
A atividade dos nódulos pode ser avaliada realizando um corte e observando a coloração do interior do nódulo, quando os nódulos estão ativos a coloração deve ser avermelhada, o que indica a presença da substância leghemoglobina.
A avaliação da nodulação de forma geral deve ser realizada aos 35-40 dias após o plantio, com a contagem do número de nódulos na raiz principal e secundária da planta, o mínimo que deve ser observado é de 4-6 nódulos na raiz principal e entre 20 a 30 no total, quanto maior o número de nódulos melhor para a produtividade da cultura.

- Onde é possível encontrar mais informações sobre o produto? 
Consulte os técnicos e agrônomos de campo da Microquimica e também através do site do produto, microquimica.com/synflex, onde é possível conhecer mais sobre nosso protetor biológico. Assista também o vídeo abaixo, onde o especialista esclarece todas as dúvidas sobre o SynFlex®: 
 
 

 

 

Microquimica - Juntos Produzimos Mais



Você já conhece o AzzoFix®?


  AzzoFix® é um inoculante líquido, indicado para inoculação de sementes de milho com bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico (Azospirillum brasilense) e também para soja em co-inoculação com Bradyrhizobium.

 AzzoFix® traz retorno positivo, com a possibilidade de redução de uso de fertilizantes químicos, ganhos no desenvolvimento das plantas, resistência aos estresses e produtividade, conforme comprovam as pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

    As bactérias do AzzoFix
® se associam as plantas e captam o nitrogênio do ar, que está na forma gasosa e indisponível, convertem em formas assimiláveis e disponibilizam diretamente dentro das células, no processo chamado de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). Além da FBN, o produto ainda oferece outros benefícios como o aumento do volume de raízes, que chega a mais de 50% na cultura do milho, o que ajuda a planta a acessar e absorver mais água e nutrientes, além de resistir melhor aos estresses. Esse crescimento adicional ocorre devido a liberação de fitohomônios pela bactéria Azospirilum brasilense, que estimula o metabolismo das plantas.

   Para conhecer mais sobre o AzzoFix
®acesse: 

 www.microquimica.com/azzofix/

Você já conhece o Atmo® Líquido?


Atmo® é um inoculante líquido, indicado para inoculação de sementes de soja com bactérias fixadoras de Nitrogênio atmosférico (Bradyrhizobium japonicum).
 
Atmo® fornece bactérias que promovem a fixação biológica de Nitrogênio atmosférico e melhora a disponibilidade de Nitrogênio em cultivos posteriores, reduzindo a aplicação de fertilizantes nitrogenados, assim como o impacto ao meio ambiente. Formulação com alta concentração de bactérias, com polímeros especiais que promovem a sobrevivência das mesmas, podendo ser usado em conjunto também em sulco de plantio e em soja de 1º ano de cultivo.
 
Durante o desenvolvimento do produto, foram feitos rigorosos processos de qualidade e o resultado foi o desenvolvimento de uma embalagem segura e prática para o produtor. Além da facilidade de manipulação e abertura. O conjunto acompanha dosadores graduados, que garantem precisão de dosagem nas unidades de tratamento de sementes e nas propriedades rurais.    
                                                                                 
Para conhecer mais sobre o Atmo® acesse a página oficial do produto 

Veja mais fotos: