Novidades


10/09/2018
Resultados comprovam acréscimo de 36% na produtividade de soja com coinoculação e 32% com uso de protetor biológico

 

A Microquimica apresentou dois trabalhos científicos na 19ª edição da RELARE, reunião da rede de laboratórios para a recomendação, padronização e difusão de tecnologia de inoculantes microbianos de interesse agrícola, que aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR).

O evento é o maior Fórum científico e regulatório do setor de inoculantes no Brasil e ocorre em conjunto com outros dois eventos internacionais relacionados ao uso de micro-organismos na Agricultura, o XVI Simpósio sobre Fixação Biológica de Nitrogênio em Não-Leguminosas e o IV Workshop Latino-Americano de PGPR (Rizobactérias Promotoras de Crescimento de Plantas). A Microquimica é associada da ANPII, organização que apoia e suporta os eventos científicos que têm dirigido o crescimento do conhecimento e adoção de uso dos micro-organismos na agricultura na região.

O gerente técnico da Microquimica, Doutor em Manejo do Solo pela UDESC, Fernando Bonafé Sei, explica que os resultados foram apresentados de duas formas durante a RELARE: uma sustentação oral na plenária do evento e um painel na seção de pôsteres. “Na apresentação oral foram demonstrados os resultados do uso do protetor biológico SynFlex®, em duas safras consecutivas de soja, com acréscimo de produtividade de 32 e 15% com relação a testemunha não inoculada e sobre a inoculação com Bradyrhizobium, sem o protetor. Além da comprovação da viabilidade do uso do tratamento antecipado em 10 dias do plantio, com manutenção da eficiência da fixação biológica de nitrogênio.”

Resultados comprovam que o uso de coinoculação (Azzofix®)  promoveu acréscimo de 36% e 15%

Já na seção de pôsteres foram mostrados os resultados de três safras de soja com coinoculação, ou seja, utilização conjunta de Bradyrhizobium (Atmo®) e Azospirillum (AzzoFix®). “Os resultados são muito expressivos, ainda mais em se tratando de uma média de três safras, o que dá muita segurança para os produtores. Os incrementos de produtividade foram bastante expressivos, de 36 e 15% com relação a testemunha não inoculada e tratamento apenas com Bradyrhizobium. Além disso, o nível de produtividade foi elevado, acima de 67 sc/ha no melhor tratamento, sem qualquer complementação com nitrogênio químico”.

Algumas empresas e pesquisadores têm preconizado que, para altas produtividades de soja, é necessária a complementação da nutrição com nitrogênio químico através dos fertilizantes convencionais. “Os resultados apresentados pela Microquimica demonstram que é possível atingir produções elevadas apenas com o uso de inoculantes, promotores de crescimento e protetores biológicos”.

Mesmo a EMBRAPA, em apresentações anteriores no evento por meio de testes em rede, comprovou que a melhor e mais econômica forma de se fornecer nitrogênio para todo o ciclo da soja é com o uso dos inoculantes, tecnologia na qual o Brasil é líder global e que nos garante competitividade de custo no mercado da comodite.

Para Fernando, o evento foi uma oportunidade para que empresas, instituições de pesquisa e MAPA pudessem definir e apresentar as recomendações oficiais para uso de inoculantes microbianos e apresentar as novas tecnologias para discussão qualificada. “Nossa expectativa foi de apresentar um pouco dos resultados obtidos com o uso dos nossos produtos, assim como nos atualizarmos quanto às novidades em produtos e legislação”.

 

Microquimica - Juntos Produzimos Mais



Gráfico demonstrativo de aumento de produtividade com o uso de protetor biológico Synflex

Você já conhece o AzzoFix®?


AzzoFix® é um inoculante líquido, indicado para inoculação de sementes de milho com bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico (Azospirillum brasilense) e também para soja em co-inoculação com Bradyrhizobium.

AzzoFix® traz retorno positivo, com a possibilidade de redução de uso de fertilizantes químicos, ganhos no desenvolvimento das plantas, resistência aos estresses e produtividade, conforme comprovam as pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
 
As bactérias do AzzoFix® se associam as plantas e captam o nitrogênio do ar, que está na forma gasosa e indisponível, convertem em formas assimiláveis e disponibilizam diretamente dentro das células, no processo chamado de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). Além da FBN, o produto ainda oferece outros benefícios como o aumento do volume de raízes, que chega a mais de 50% na cultura do milho, o que ajuda a planta a acessar e absorver mais água e nutrientes, além de resistir melhor aos estresses. Esse crescimento adicional ocorre devido a liberação de fitohomônios pela bactéria Azospirilum brasilense, que estimula o metabolismo das plantas.
 
Para conhecer mais sobre o AzzoFix® acesse: www.microquimica.com/azzofix/

Você já conhece o SynFlex®?


SynFlex® é um protetor biológico para inoculantes, que oferece proteção física e osmótica para as bactérias.

SynFlex® proporciona proteção para as bactérias contra os fatores nocivos presentes no tratamento de sementes e aplicação no sulco, proporcionando um recobrimento efetivo das sementes pelo inoculante e uma melhor eficiência no processo de fixação biológica de nitrogênio, com incremento da nutrição nitrogenada e aumento de produtividade dos cultivos indicados. A eficácia de SynFlex® na melhoria da fixação biológica de nitrogênio pôde ser comprovada pela maior nodulação e consequente níveis do N Total nas plantas e grãos de soja.
 
Além disso, SynFlex® é autorizado pelo Ministério da Agricultura (MAPA) para uso em tratamento antecipado com inoculantes, proporcionando maior flexibilidade na operação de semeadura. Trabalhos realizados pelo IFGoiano comprovaram que o produto foi eficiente na proteção das células, resultando em maior recuperação, após 2 hs do tratamento de sementes e que, em conjunto com inoculantes líquidos e turfosos, permite o tratamento antecipado em 10 e 30 dias, respectivamente.
 
Para conhecer mais sobre o Synflex® acesse: http://www.microquimica.com/synflex/

Veja mais fotos: