Novidades


16/10/2013
Colaboradores comprometidos com melhorias e crescimento da empresa
 
A Microquimica realizou no dia 9 de setembro, em Campinas/SP, um seminário de apresentação do seu planejamento estratégico para 2017. Foram convidados para o evento 83 colaboradores da empresa, tanto da matriz, quanto das duas filiais localizadas na cidade de Monte Mor/SP.

O intuito do evento foi apresentar o planejamento estratégico da empresa, destacando os pilares fundamentais do crescimento almejado para os próximos anos. Também foi promovida a interação entre colaboradores de diferentes áreas, por meio da realização de uma dinâmica em grupo, na qual o objetivo foi montar um painel, mostrando a importância que cada colaborador tem para a empresa.

 "Simboliza que cada um tem uma peça para colocar dentro do quebra-cabeça e não importa qual seja, se é central, lateral ou se é só de uma cor, mas sem aquela peça não está completo, fica faltando algo " relatou Sergio Santos, sócio da XPotencial e consultor empresarial da Microquimica.
 

Dinâmica em grupo – Montagem do quebra-cabeça

"O evento agregou muito para o pessoal da fábrica, para entender onde a Microquimica quer chegar, o que a empresa pretende fazer através do trabalho de cada colaborador e como eles podem crescer, porque se a empresa crescer, eles também irão crescer" relatou Tiago Ceryno, analista de controle de qualidade, sobre a importância do evento.

O estudo do planejamento estratégico começou a ser programado na metade do ano de 2011, quando os diretores apresentaram a necessidade de rever a marca da organização. Diante dessa demanda se identificou que seria possível fazer um trabalho mais profundo, olhando para todos os fatores que ajudam a empresa a crescer de forma organizada, obtendo mais participação de mercado e reconhecimento da marca. Desta forma, se iniciou o contato com empresas de consultoria empresarial e posteriormente as reuniões efetivas de trabalho.

A idéia de levar o planejamento estratégico além da equipe de gestão veio da metodologia da empresa de consultoria, que parte de um conceito denominado KUBA (uma sigla em inglês que significa: conhecer, entender, acreditar e agir), por isso é importante e a Microquimica faz questão que todos os colaboradores da empresa conheçam seu plano de ação, alinhando todos os esforços em um mesmo sentido.

Ana Lúcia Carnevale, assistente de faturamento, comenta "Eu nunca havia participado de um evento como este, para mim foi um privilégio participar, pois algumas coisas a gente só ouve falar, mas ali pude ver que é uma coisa concreta, uma visão de futuro e crescimento da empresa".


João Augusto Malvestiti, presidente da empresa, durante a abertura do evento.

 A diretoria da empresa avaliou positivamente o evento que marcou o fechamento de um trabalho de vários meses e que envolveu todos os líderes. "O que eu espero é que todos se conscientizem dos fatos e desempenhem as ações para chegarmos aos nossos objetivos" relatou Jorge Luis de Almeida, diretor financeiro da Microquimica.
 
Com isso, toda a equipe vê um futuro próspero e cheio de grandes realizações para o tripé que sustenta a empresa ao longo dos últimos 37 anos, agricultores, colaboradores e acionistas.

Microquimica - Juntos Produzimos Mais



Envolvimento da força de vendas


Em paralelo ao evento central foram realizados quatro encontros nas regionais comerciais e técnicas da empresa. Os eventos envolveram todos os colaboradores externos da Microquimica, entre os meses de agosto e setembro, com reuniões realizadas em Cuiabá/MT, Goiânia/GO, Alfenas/MG e Londrina/PR. 
Nessas reuniões, os representantes da empresa junto a nossos clientes, foram comunicados e treinados com relação ao plano de crescimento e melhoria da empresa para os próximos anos. 
A participação da equipe de campo é fundamental para garantir o resultado de todo esse esforço. Dessa forma, os diretores comercial e técnico da empresa, Jorge Ricci Junior e Roberto Berwanger Batista, foram responsáveis por levar a mensagem da diretoria e presidência diretamente a essa equipe. 
Durante as apresentações, muitos detalhes do plano foram detalhados e discutidos, em especial o lançamento de novos produtos, como o Vorax®  e o processo de implementação da nova marca da empresa, iniciado em junho desse ano.  A Microquimica continuará a realizar reuniões e discussões sobre o planejamento estratégico com todos seus colaboradores e acionistas, de modo a garantir o alinhamento e o atingimento das metas propostas nesse projetojeto.