Novidades


02/09/2016
O que são bactérias do bem?
                
           Bradyrhizobium japonicum - Aumento de 400 x (Microquimica, 2016)
 
Existem muitos micro-organismos no meio ambiente que podem proporcionar benefícios às plantas, dentre estes, os mais conhecidos são os rizóbios, bactérias que se associam com as raízes de leguminosas podendo fornecer a planta todo o nitrogênio necessário para seu desenvolvimento e produção. O fornecimento do nitrogênio ocorre através do processo de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) onde a bactéria consegue obter o nitrogênio do ar atmosférico e disponibilizá-lo às plantas em uma relação de simbiose.
 
A associação destes micro-organismos nas raízes das plantas de soja possibilita o cultivo sem a utilização de fertilizantes nitrogenados, pois toda a exigência de nitrogênio é fornecida pelas bactérias do gênero Bradyrhizobium. Este é um dos principais fatores de competitividade da soja brasileira no mercado mundial, pois se não tivéssemos essa tecnologia teríamos que usar fontes nitrogenadas das quais 70 a 80% são importados, aumentando significativamente o custo de produção da soja e possivelmente tirando a nossa competitividade neste mercado.
 
    Microscopia eletrônica de Azospirillum brasilense ATCC 29145 - 15.000 x
 
O Azospirillum é outro gênero de bactérias promotoras de crescimento em plantas, que devido à capacidade de fixação biológica de nitrogênio e produção de hormônios vegetais promovem um aumento no volume de raízes e na absorção de nutrientes e água. Os benefícios às plantas proporcionadas por este gênero levaram o pesquisador da Embrapa, Dr. Décio Gazzoni, a denominá-las como “Bactérias do Bem”.
 
Pesquisas recentes da Embrapa com o uso de bactérias do gênero Bradyrhizobium/Rhizobium e Azospirillum de forma associada, técnica chamada de coinoculação, na cultura da soja e no feijoeiro tem proporcionado ganhos na produtividade de 16,1% e 19,6% respectivamente. O uso das “bactérias do bem” é uma tendência na agricultura brasileira e poderá proporcionar uma forma sustentável de produção, com redução no uso de fertilizantes nitrogenados e aumento na lucratividade no produtor rural.
 
A Microquimica comercializa suas “bactérias do bem” desde 2000 e lançou seus produtos Atmo® e AzzoFix® após um extensivo trabalho de desenvolvimento interno e pesquisas de eficiência agronômica nas culturas da soja e do milho, realizadas em importantes centros de pesquisa brasileiros, que comprovaram a qualidade e resultados dos produtos.
 
Conheça mais sobre estes produtos nas páginas:


Aumento do sistema radicular de plantas de milho com e sem Azospirillum brasilense (Fernando Sei, 2012)

Você já conhece o AzzoFix®?


 AzzoFix® é um inoculante líquido, indicado para inoculação de sementes de milho com bactérias fixadoras de Nitrogênio atmosférico (Azospirillum brasilense).

AzzoFix® traz retorno positivo, com a possibilidade de redução de uso de fertilizantes químicos, ganhos no desenvolvimento das plantas, resistência aos estresses e produtividade, conforme comprovam as pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
 
As bactérias do AzzoFix® se associam as plantas e captam o nitrogênio do ar, que está na forma gasosa e indisponível, convertem em formas assimiláveis e disponibilizam diretamente dentro das células, no processo chamado de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). Além da FBN, o produto ainda oferece outros benefícios como o aumento do volume de raízes, que chega a mais de 50%, o que ajuda a planta a acessar e absorver mais água e nutrientes, além de resistir melhor aos estresses. Esse crescimento adicional ocorre devido a liberação de fitohomônios pela bactéria Azospirilum brasilense, que estimula o metabolismo das plantas.                                                                                Para conhecer mais sobre o AzzoFix® acesse: www.microquimica.com/azzofix/

Você já conhece o Atmo® Líquido?


 Atmo® é um inoculante líquido, indicado para inoculação de sementes de soja com bactérias fixadoras de Nitrogênio atmosférico (Bradyrhizobium japonicum).

Atmo® fornece bactérias que promovem a fixação biológica de Nitrogênio atmosférico e melhora a disponibilidade de Nitrogênio em cultivos posteriores, reduzindo a aplicação de fertilizantes nitrogenados, assim como o impacto ao meio ambiente. Formulação com alta concentração de bactérias, com polímeros especiais que promovem a sobrevivência das mesmas, podendo ser usado em conjunto com o inoculante turfoso (½ de líquido e ½ de turfoso).
 
Durante o desenvolvimento do produto, foram feitos rigorosos processos de qualidade e o resultado foi o desenvolvimento de uma embalagem segura e prática para o produtor. Além da facilidade de manipulação e abertura. O conjunto acompanha dosadores graduados, que garantem precisão de dosagem nas unidades de tratamento de sementes e nas propriedades rurais.                                                                                         Para conhecer mais sobre o Atmo® acesse: http://goo.gl/WBx3M2

Veja mais fotos: