Novidades


23/09/2015
Por dentro da Microquimica: Processos Químicos
Colocar como prioridade a responsabilidade, o respeito e a qualidade dentro de um setor considerado o coração da produção faz com que o departamento de Processos Químicos da Microquimica se comprometa em obter sempre o melhor resultado, beneficiando a empresa e o cliente final.
 
Dentro do processo produtivo, todas as matérias-primas são analisadas antes de serem liberadas para utilização, a operação inicia-se com a emissão das ordens de produção que determinarão as etapas e procedimentos para a fabricação do fertilizante foliar: utilização dos intermediários de reação, formulação, filtragem e resfriamento, até a liberação do Controle de Qualidade para o envase.                                                                                                                                                   
                            Equipe de processos químicos da Microquimica
 
O departamento trabalha em parceria com alguns setores internos, como o de Desenvolvimento de Produtos (P&D), que se empenha na criação de novas soluções, e com o Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), que adequa todas as solicitações de produções em uma programação. O objetivo é obter a melhor condição para a produção dos fertilizantes especiais conforme os procedimentos operacionais, colocando em primeiro lugar a melhor qualidade do produto, sem deixar de lado a segurança da equipe e o cumprimento dos prazos estabelecidos para cada processo.
 
Para Tiago Ceryno, líder de produção, o setor trabalha se colocando no lugar do cliente. “Nós nos colocamos no lugar dos clientes, pensando em como gostaríamos de receber esses produtos. Buscamos continuamente obter o melhor resultado nos processos que venham beneficiar tanto empresa quanto consumidor, com a implementação de novas tecnologias em nossos processos e produtos aliados à confiabilidade e qualidade”.
 
O departamento conta ainda com Jonas Batista, líder de reação, Marcos do Nascimento, operador de reação, Delcy da Silva, Fernando Macedo, Nilson Junior, Rogério da Silva, Joel Sampaio e Elton Carniatto, operadores de formulação. “Com uma mão de obra treinada e especializada, buscamos manter a uniformidade de nossos processos sempre de acordo com a segurança no ambiente de trabalho e valorizando os aspectos ambientais”, reforça Ceryno.


Tiago Ceryno, líder de produção dos processos químicos da Microquimica

Os 12 Princípios da Administração


 A Microquimica adota, desde 1995, essa filosofia que serve de guia para os procedimentos e tomadas de decisão da empresa. Os 12 Princípios foram concebidos e organizados pelo Sr. Kazuo Inamori, empresário natural de Kyoto, no Japão e fundador da empresa Kyocera. A filosofia relaciona os pontos fundamentais para se alcançar um bom desempenho empresarial, tendo como base a clareza de objetivos e controles, desenvolvimento e esforço dos indivíduos e o bem-estar das pessoas.

1 - Definir claramente os objetivos e o sentido do empreendimento. (Os objetivos devem ser rigorosamente imparciais e possuir elevado sentido).
 
2 - Estabelecer metas concretas. (As metas devem ser sempre compartilhadas com todos os funcionários da empresa).
 
3 - Desejar intensamente. (Para alcançar os objetivos, é necessário que os anseios se mantenham intensos, que se alojem no subconsciente).
 
4 - Esforçar-se mais que todos. (Cada passo no trabalho pode ser modesto, mas o avanço deve ser firme e 
infatigável).
 
5 - Maximizar as receitas e minimizar despesas.
 
6 - Definir preço é administrar. (A definição de preços é trabalho da diretoria. Há um único ponto em que o cliente fica satisfeito ao mesmo tempo em que se obtém bom lucro).
 
7 - Na administração, forte determinação é fator decisivo. (Para administrar, é preciso ter forte determinação capaz de remover as mais sólidas barreiras).
 
8 - Espírito de luta. (Para administrar, é preciso muito espírito de luta, mais que em qualquer luta marcial).
 
9 - Enfrentar as situações com coragem. (Não pode haver conduta medrosa, evasiva).
 
10 - Realizar sempre trabalhos criativos. (Trabalhar visando ao contínuo melhoramento, de forma que amanhã tenhamos resultados melhores que hoje e depois de amanhã melhores que amanhã). 
 
11 - Altruísmo e lealdade.
 
12 - Administrar sempre com espírito franco, bem disposto e construtivo, alimentando sonhos e desejos.                          
(Preceitos da Seiwajyuku do Brasil - www.seiwajyukudobrasil.com.br)
Veja mais fotos: