Novidades


17/09/2015
Por dentro da Microquimica: Suprimentos
Alinhado aos objetivos estratégicos de uma empresa e buscando o melhor atendimento aos clientes internos e externos, o setor de Suprimentos é responsável pela contratação de serviços e pelas compras prevendo a melhor qualidade com menor custo possível. Na Microquimica, o departamento é bastante ágil e visa atender as requisições no tempo certo, quantidade de material necessário e com a devida qualidade exigida.
 
Ligada a competitividade e ao sucesso da organização, o principal objetivo é tornar a aquisição de materiais um fator estratégico que gere redução nos custos e maximização de resultados.                                                                                                                            Equipe de suprimentos da Microquimica
 
O coordenador Carlos César Bento Ferreira afirma que o setor tem a missão de suprir as necessidades dos demais departamentos. “Para atingir este desempenho são tomadas algumas ações, como a seleção criteriosa de fornecedores pelo Questionário de Avaliação e, posteriormente, a Homologação do parceiro de negócio”.
 
Para maior controle e acompanhamento, é imprescindível a utilização de um ciclo de compras. “Receber e analisar as requisições de compras; solicitação de cotações; recebimento e análise dos orçamentos; emissão de pedido de compra; e acompanhamento da entrega”, enumera Ferreira.
 
A equipe interna também é formada por André Luís Picollo, comprador, e Viviane dos Santos, assistente de suprimentos. Para trabalhar na área é necessária formação em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior ou Logística e conhecimentos em inglês e espanhol, pois fornecedores estrangeiros têm participado com cada vez mais frequência da matriz de suprimentos da empresa
 
A Microquimica conta com colaboradores engajados, que atuam nas relações de comércio exterior junto aos processos de importação e exportação e que são grandes responsáveis pela promoção da imagem positiva da empresa no cenário internacional. Um departamento que exerce uma atividade fundamental para a gestão eficaz é essencial para o crescimento da empresa.
 
Microquimica - Juntos produzimos mais!


Carlos César Bento Ferreira, coordenador de suprimentos

Os 12 Princípios da Administração


 A Microquimica adota, desde 1995, essa filosofia que serve de guia para os procedimentos e tomadas de decisão da empresa. Os 12 Princípios foram concebidos e organizados pelo Sr. Kazuo Inamori, empresário natural de Kyoto, no Japão e fundador da empresa Kyocera. A filosofia relaciona os pontos fundamentais para se alcançar um bom desempenho empresarial, tendo como base a clareza de objetivos e controles, desenvolvimento e esforço dos indivíduos e o bem-estar das pessoas.

1 - Definir claramente os objetivos e o sentido do empreendimento. (Os objetivos devem ser rigorosamente imparciais e possuir elevado sentido).
 
2 - Estabelecer metas concretas. (As metas devem ser sempre compartilhadas com todos os funcionários da empresa).
 
3 - Desejar intensamente. (Para alcançar os objetivos, é necessário que os anseios se mantenham intensos, que se alojem no subconsciente).
 
4 - Esforçar-se mais que todos. (Cada passo no trabalho pode ser modesto, mas o avanço deve ser firme e 
infatigável).
 
5 - Maximizar as receitas e minimizar despesas.
 
6 - Definir preço é administrar. (A definição de preços é trabalho da diretoria. Há um único ponto em que o cliente fica satisfeito ao mesmo tempo em que se obtém bom lucro).
 
7 - Na administração, forte determinação é fator decisivo. (Para administrar, é preciso ter forte determinação capaz de remover as mais sólidas barreiras).
 
8 - Espírito de luta. (Para administrar, é preciso muito espírito de luta, mais que em qualquer luta marcial).
 
9 - Enfrentar as situações com coragem. (Não pode haver conduta medrosa, evasiva).
 
10 - Realizar sempre trabalhos criativos. (Trabalhar visando ao contínuo melhoramento, de forma que amanhã tenhamos resultados melhores que hoje e depois de amanhã melhores que amanhã). 
 
11 - Altruísmo e lealdade.
 
12 - Administrar sempre com espírito franco, bem disposto e construtivo, alimentando sonhos e desejos.                          
(Preceitos da Seiwajyuku do Brasil - www.seiwajyukudobrasil.com.br)

 

Veja mais fotos: