Novidades


09/09/2015
Por dentro da Microquimica: Marketing
Para manter uma boa relação da empresa com o mercado consumidor, toda empresa precisa de um departamento que funcione como facilitador deste processo. Na Microquimica, essa é a função do Marketing, que atua em conjunto com as demais áreas para apresentar ao mercado produtos e serviços diferenciados, com boa relação custo-benefício, garantindo assim o aumento das produtividades das lavouras e o crescimento sustentado da empresa.
 
Responsável por organizar e implementar estratégias para que as soluções da empresa atendam às necessidades dos agricultores, o Marketing possibilita uma maior exposição da empresa e de seus produtos.                                                                                                                                                                                                    Este setor não está apenas voltado para a divulgação ou como ponte de comunicação com o cliente. Os especialistas na área reúnem técnicas e ferramentas específicas que desenvolvem e sustentam as vendas da empresa, definidas pelo que é conhecido como os 4 Ps do Marketing: produto, preço, ponto de venda e promoção, fundamentais para atingir um determinado público-alvo.
 
Anderson Ribeiro, gerente de Marketing, reforça que a participação do setor tem crescido dentro da empresa. Tanto que o departamento desenvolveu o Planejamento Estratégico da Microquimica, que estruturou os pilares de sustentação de crescimento e deu início às ações de melhoria em cada área. “Esse apoio do Marketing tem sido importante principalmente nos processos de desenvolvimento de novos produtos e ferramentas, que garantem maior visibilidade aos lançamentos e projetos apresentados ao mercado”, ressalta.
 
Para ele, é importante uma comunicação eficaz com os colaboradores, clientes e fornecedores. Assim como também é fundamental que a empresa seja fonte de informação nas mídias. “Entendemos que o setor tem muitas práticas significativas, muitas vezes não reconhecidas pelo grande público e até mesmo por parte dos agricultores. Por isso a Microquimica tem estado mais próxima dos veículos de imprensa, gerando bons resultados e divulgações”, diz.
 
A equipe, formada também pela analista de marketing Janaína Ferreira e pela menor aprendiz Lais Silva, está sempre acompanhando a evolução tecnológica dentro do agronegócio. As plataformas digitais, geridas pelo departamento, também receberam investimentos importantes. “Nos últimos cinco anos saltamos de praticamente zero para cerca de 40% dos recursos de divulgação, investidos nas mídias digitais”, ressalta Ribeiro.
 
Por ter conhecimento do mercado e da concorrência, o departamento de Marketing está sempre na linha de frente, colaborando para que as equipes internas e de campo possam direcionar suas ações e satisfazer o cliente final.

Microquimica - Juntos produzimos mais!


Anderson Nora Ribeiro, gerente de marketing da Microquimica

Os 12 Princípios da Administração


 A Microquimica adota, desde 1995, essa filosofia que serve de guia para os procedimentos e tomadas de decisão da empresa. Os 12 Princípios foram concebidos e organizados pelo Sr. Kazuo Inamori, empresário natural de Kyoto, no Japão e fundador da empresa Kyocera. A filosofia relaciona os pontos fundamentais para se alcançar um bom desempenho empresarial, tendo como base a clareza de objetivos e controles, desenvolvimento e esforço dos indivíduos e o bem-estar das pessoas.

 
1 - Definir claramente os objetivos e o sentido do empreendimento. (Os objetivos devem ser rigorosamente imparciais e possuir elevado sentido).
 
 
2 - Estabelecer metas concretas. (As metas devem ser sempre compartilhadas com todos os funcionários da empresa).
 
3 - Desejar intensamente. (Para alcançar os objetivos, é necessário que os anseios se mantenham intensos, que se alojem no subconsciente).
 
4 - Esforçar-se mais que todos. (Cada passo no trabalho pode ser modesto, mas o avanço deve ser firme e 
infatigável).
 
5 - Maximizar as receitas e minimizar despesas.
 
6 - Definir preço é administrar. (A definição de preços é trabalho da diretoria. Há um único ponto em que o cliente fica satisfeito ao mesmo tempo em que se obtém bom lucro).
 
7 - Na administração, forte determinação é fator decisivo. (Para administrar, é preciso ter forte determinação capaz de remover as mais sólidas barreiras).
 
8 - Espírito de luta. (Para administrar, é preciso muito espírito de luta, mais que em qualquer luta marcial).
 
9 - Enfrentar as situações com coragem. (Não pode haver conduta medrosa, evasiva).
 
10 - Realizar sempre trabalhos criativos. (Trabalhar visando ao contínuo melhoramento, de forma que amanhã tenhamos resultados melhores que hoje e depois de amanhã melhores que amanhã). 
 
11 - Altruísmo e lealdade.
 
12 - Administrar sempre com espírito franco, bem disposto e construtivo, alimentando sonhos e desejos.                          
(Preceitos da Seiwajyuku do Brasil - www.seiwajyukudobrasil.com.br)
Veja mais fotos: