Linha do Tempo

Anos 70

1976

Início No dia 17 de agosto de 1976 a Microquimica inicia suas atividades visando oferecer aos agricultores produtos para nutrição vegetal com eficiência e adequado custo-benefício.

1977

Agrex A empresa amplia seu portfólio, com o lançamento do espalhante adesivo Agrex que melhora a eficiência das pulverizações de agroquímicos e fertilizantes foliares.

Grex Lançamento da Linha Grex com produtos desenvolvidos em parceria com instituições de pesquisa (IAC - Grex Citrus e IBC - Grex Café), com alta eficiência para a nutrição das culturas.

1978

Microzol A linha de produtos é ampliada mais uma vez com o lançamento do Microzol, um fungicida-acaricida com alta eficiência e baixo impacto ambiental.

Mudança para a sede atual A Microquimica se muda para sua sede atual, no bairro Jardim Eulina, no município de Campinas/SP, onde passou a funcionar a administração e a produção da empresa.

Anos 80

1980

Biocrop Lançamento da linha Biocrop, para tratamento de sementes de culturas anuais. Esse lançamento demonstra o espírito inovador da empresa, pois até então não se conhecia a fertilização via sementes.

1981

Tuval O portfólio é ampliado com o lançamento do Tuval, um regulador de crescimento vegetal de baixo impacto ambiental, que auxilia os produtores de algodão no manejo da cultura.

1987

Ager A Microquimica inova mais uma vez com o lançamento da linha Ager, composta de produtos a base de cloretos, com nutrientes isolados e em alta concentração. Posteriormente, a própria legislação brasileira foi ampliada com a inclusão de cloretos, devido a uma iniciativa da empresa.

Participação da Iharabrás A empresa Iharabrás adquire parte das cotas da Microquimica, quando se inicia um processo de melhoria interna, frente aos novos desafios do mercado brasileiro.

1989

Participação da Agroinvest Kayatani A Agroinvest Kayatani (então acionista da Iharabrás) assume o controle do capital da Microquimica, o que representou uma guinada na administração e na filosofia de trabalho.

Anos 90

1995

Suspensões concentradas A Microquimica é pioneira mais uma vez e coloca à disposição dos agricultores brasileiros a tecnologia de suspensões concentradas de nutrientes ("flowables"), através de uma parceria estabelecida com uma empresa européia.

Reestruturação e Filosofia Inamori A empresa se reestrutura e implanta definitivamente a Filosofia de Administração do Dr. Kazuo Inamori (12 Princípios) fundador da Kyocera.

1997

Néctar É lançado o produto Néctar, que mudou o padrão de qualidade dos produtos à base de Colbato e Molibdênio no mercado brasileiro, devido a sua alta concentração de nutrientes e estabilidade de formulação.

Capitalização Capitalização da empresa pela Agroinvest Kayatani, com a retomada dos investimentos e projetos de crescimento.

Filial I Inauguração da Filial I, localizada no município de Monte Mor/SP, para onde é transferida a fabricação dos produtos.

1999

Distribuição de Lucros e Dividendos A empresa realiza sua 1º distribuição de lucros e dividendos, comprovando o sucesso do processo de reestruturação.

Anos 2000

2000

Inoculante A empresa amplia seu portfólio com o lançamento do seu inoculante para soja, através de parceria com empresa argentina, o que levou posteriormente ao lançamento do inoculante de fabricação própria, denominado Atmo.

2002

Filial II Empresa inaugura a Filial II, localizada no município de Monte Mor/SP, para onde transfere os processos de produção de fertilizantes sólidos.

2003

Check Folha É lançado o Check Folha, sistema exclusivo de interpretação de resultados de análise foliar, que orienta o produtor a buscar o equilíbrio nutricional objetivando altas produtividades.

2006

Extrato de algas A empresa inova novamente e introduz no Brasil um fertilizante à base de extrato de algas marinhas (Ascophyllum nodosum), através de parceria com empresa canadense.

Paraguai Expansão da atuação para o Paraguai através de parceria com uma cooperativa local, envolvendo distribuição de seus produtos e serviços naquele mercado.

2008

Plenno Após anos de pesquisa científica, a empresa lança no mercado o produto Plenno, que combina aminoácido, extrato de alga e nutrientes, resultando em um produto que combina bioestimulação e nutrição vegetal.

2009

Nova reestruturação A empresa inicia um novo processo de reestruturação, focado na equipe de vendas, resultando na efetivação no quadro funcional dos gerentes comerciais e técnicos.

Glutamin A Microquimica amplia seu portfólio de produtos com ação bioestimulante, colocando no mercado a linha Glutamin, composta de produtos combinando nutrição e aminoácido.

Sistema ameba de administração Implantação do sistema Ameba de Administração, que representa uma evolução na gestão do negócio, em linha com a Filosofia implantada em 1995.

Anos 2010

2011

Aumento da Participação Agroinvest Kayatani Agroinvest Kayatani adquire as cotas que a Iharabrás detinha, aumentando sua participação no capital da Microquimica. Com isso a Agroinvest reforça ainda mais sua confiança no desenvolvimento e crescimento da Microquimica

2013

Nova Logomarca Após a realização de seu planejamento estratégico, a empresa lança sua nova logomarca e identidade visual. O lançamento consolida a evolução e marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento da companhia.

Vorax Inovador fertilizante formulado para potencializar efeitos bioestimulantes nas plantas. Seu desenvolvimento levou mais de 3 anos e foi e foi realizado em parceria com órgãos de pesquisa, o que resultou em mais de 30 trabalhos técnicos e 15 artigos publicados em congressos científicos.